sexta-feira, 15 de julho de 2016

PramCV apresenta: Arqueólogo por um dia!



Este ano pela primeira vez iremos promover uma iniciativa a que chamámos carinhosamente “Arqueólogo por um dia”. 


Esta actividade pretende abrir as portas para que os interessados participem de forma activa nos trabalhos de campo e de gabinete do PramCV e possam ver em primeira mão como é o dia-a-dia dos arqueólogos. 

Os interessados poderão participar numa manhã de trabalho de campo, acompanhados pelos investigadores do projecto, ou passar uma tarde no gabinete e na oficina da Secção de Arqueologia da Câmara Municipal de Castelo de Vide, onde é feito o tratamento do espólio arqueológico recolhido durante as escavações. 

Procuramos assim estimular um envolvimento mais efectivo por parte da população local e aproximar a prática arqueológica aos cidadãos.
Acreditamos que esta toma de contacto in situ pode contribuir para uma perspectiva mais realista da prática arqueológica (afinal de contas, não é só trabalho com pinceis!) e dos objectivos deste ofício.

Participar no conhecimento do património é o primeiro passo para o valorizar!



F.A.Q.


1. Quem pode ser arqueólogo por um dia?

Em princípio qualquer pessoa, desde que esteja disposta a acordar de madrugada (o horário de trabalho no campo é entre as 7:00 e as 12:30) e passar um pouco de calor.

2. O que devo fazer para ser arqueólogo por um dia?

Entrar em contacto connosco através do nosso email arqueo.pramcv@gmail.com ou deixando uma mensagem privada no nosso Facebook: Arqueo Pram CV. Consoante os interesses dos participantes e a disponibilidade da equipa procuraremos a forma de melhor enquadrar a sua participação nos nossos trabalhos. 

As participações estão condicionadas pelo número de vagas diárias disponíveis. Em princípio o transporte dos arqueólogos por um dia será feito juntamente com a equipa residente ainda que se possam ver outras alternativas consoante o interesse e a disponibilidade dos participantes.

3. Sou menor de idade, posso ser arqueólogo por um dia?

Os menores de idade poderão participar sem qualquer restrição nos trabalhos de gabinete! No entanto, para participar nos trabalhos de campo (escavação) deverão vir acompanhados por um adulto responsável.

4. O que é que é preciso de levar?

Para participar na escavação é obrigatório levar:
- Roupa e calçado adequado (calças compridas, botas ou ténis e luvas de jardinagem);
- Lenço, boné ou chapéu para a cabeça;
- Protector solar;
- Água (pelo menos1L) e lanche para comer a meio da manhã;
- Vontade de aprender e trabalhar!

5. O que é que se faz na escavação?

Os trabalhos de escavação são muito variados, dependendo da fase em que se encontram os trabalhos. Pode ir desde a remoção do coberto vegetal (silvas e giestas); definição de níveis arqueológicos até à remoção de terra e pedras…

Paralelamente, existe muito trabalho igualmente importante e que não implica um grande esforço físico: fotografia, desenho, topografia, crivagem, registo de campo (material e unidades).

6. Posso participar na escavação e fazer apenas esse último tipo de trabalhos?

Claro que sim! Procuraremos a actividade mais adequada consoante o interesse e o estado físico de cada arqueólogo por um dia.

7. O que é que se faz no gabinete?

Os trabalhos de gabinete complementam os trabalhos de campo. Por um lado, faz-se o tratamento inicial dos materiais recuperados na escavação. Isto consiste, essencialmente, na lavagem manual das cerâmicas, bem como no seu inventário, descrição e registo gráfico (desenho e fotografia). É uma boa oportunidade para conhecer melhor os artefactos que estão a ser recuperados durante a escavação.

Por outro lado, faz-se o tratamento da informação em bruto recolhida em campo: os desenhos, as fotografias, o diário de escavação, as fichas de unidade estratigráfica… é uma espécie de backstage do trabalho de campo, fundamental para o bom desenvolvimento dos trabalhos.

8. Esta actividade não banaliza a profissão dos arqueólogos?

De forma alguma! Esta iniciativa pretende fomentar o convívio entre o público geral e os arqueólogos, promovendo o papel dos cidadãos como agentes activos no conhecimento e protecção do seu património. O PramCV é um projecto de investigação, a participação dos “arqueólogos por um dia” nos trabalhos de escavação será devidamente enquadrada e supervisionada pelos arqueólogos responsáveis.

9. Mas usaram o tipo de letra parecido com o de um filme sobre um arqueólogo sensacionalista de Hollywood, e puseram uma silhueta com um chicote... onde querem chegar com isto? 

Sabemos que esse senhor ocupa um lugar muito especial no imaginário colectivo, principalmente de todas aquelas pessoas que quando eram jovens queriam ser arqueólogas! Procuramos reactivar esse vínculo com os sentimentos e o trabalho activo em prol do património!

10. Então não vai haver funcionários do III Reich, dinossauros, múmias e templos com armadilhas??

Em princípio não. Mas será uma experiência inesquecível na mesma!

Por tudo isto, este Verão venha a Castelo de Vide! O PramCV está à sua espera!
 


Sem comentários :

Enviar um comentário