segunda-feira, 7 de março de 2016

Actividades de Semana Santa 2016 em Castelo de Vide


No próximo dia 25 de Março às 18h00 terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Castelo de Vide uma palestra de divulgação sobre o PramCV.

Os trabalhos de campo e de laboratório levados a cabo estão a permitir saber mais sobre os camponeses que nos primórdios da Idade Média viveram, trabalharam e morreram neste território.

A apresentação: Casas, lagares e sepulturas: novidades sobre a arqueologia rural alto-medieval no território de Castelo de Vide visa apresentar os mais recentes trabalhos realizados bem como os principais resultados obtidos até ao momento. 

Cartaz da palestra: click para aumentar

Esta palestra insere-se na vasta oferta cultural da Semana Santa de Castelo de Vide, uma quadra festiva cheia de especiais tradições que merece a pena vir conhecer! Aproveitamos para destacar algumas… (Vejam aqui o programa de actividades!)

 [*]
 
Sarapatel – Porque não só de arqueologia vive o homem

O Sarapatel é um prato típico do Alto Alentejo e muito presente na Semana Santa de Castelo de Vide que costuma organizar a Quinzena do Sarapatel na qual participam vários estabelecimentos locais.


Confeccionado com carne migada de borrego ou cabrito, miudezas (como os pulmões, fígado e coração), cozinhado a fogo lento numa mistura de sangue cozido, banha, azeite, cebola, alho e tomate, temperado com louro, colorau, cravinho, cominhos, e, no final, hortelã ou coentros frescos. É um prato estilo ensopado que se serve muito quente sobre fatias de pão alentejano, com cerca de 2/3 dias, e se costuma acompanhar com um bom copo de vinho tinto. 

É um prato que alguns curiosos temem experimentar, mas normalmente quem experimenta agradece!

[*]
 
Sábado de Aleluia – Chocalhada! 

O dia começa às 9h00 na Praça D. Pedro V, à frente da Igreja Matriz, onde os ganadeiros locais aguardam com os seus rebanhos pela bênção dos borregos. 

No entanto, o ponto alto deste dia é a Chocalhada que segue a Vigília Pascal. A celebração inicia-se a partir das 21h00 na Igreja Matriz. No exterior, locais e visitantes acumulam-se às centenas munidos de chocalhos. 


Chocalhos (CC - PramCV)

Quando por volta das 23h00 termina a vigília, os fieis deslocam-se até ao exterior e todos se juntam para seguir a Banda União Artística de Castelo de Vide pelas ruas da vila sob o ritmo frenético de milhares de chocalhos. É uma experiência única! 

[*]

Procissão dos Estandartes


No Domingo de Páscoa realiza-se pelas 11h30 a Procissão da Ressurreição que em Castelo de Vide é fruto de um protocolo com mais de 400 anos. 

Nesta procissão única, organizada pela Câmara Municipal de Castelo de Vide, todas as forças vivas do Concelho são convidadas a participar carregando os seus estandartes: instituições locais, empresas, comerciantes, mestres de ofícios (representando as actividades mercantis tradicionais) e a própria Igreja.
  
[*]

Segunda-Feira após a Páscoa 

É a Festa da Nossa Senhora da Luz e a data em que se celebra o Dia do Município. Neste dia é costume fazer-se um lanche no campo, e as margens da Barragem de Póvoa e Meadas são um local privilegiado. Não pode faltar o folar da Páscoa e outros doces típicos como a boleima!


Barragem de Póvoa e Meadas (CC - PramCV)
  
Para aqueles que ainda não tiveram o gosto de conhecer Castelo de Vide, a quadra pascal é uma altura ideal para vir descobrir esta vilazinha alentejana! 

Aos que já conhecem, o PramCV recomenda que aproveitem os dias de Páscoa para revisitar este agradável concelho e tomar parte das singulares tradições castelovidenses.






Sem comentários :

Enviar um comentário